Follow maranhaocatolic on Twitter

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

X ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS DO MARANHÃO

05 e 06 de setembro de 2009

Codó-MA, Diocese de Coroatá

TERRA E ÁGUAS: UM CLAMOR DE JUSTIÇA

Lutar contra a morte da Terra e das Águas é defender a Vida

(“Moisés disse”:) “Vê que hoje de proponho a vida e a felicidade ou a morte e a desgraça. Se obedeceres aos preceitos do SENHOR ..., viverás ... e o SENHOR teu Deus te abençoará... Se, porém, o teu coração se desviar ... e te deixares arrastar para .. outros deuses,.. certamente perecereis ... Escolhe, pois, a vida” (cf.Dt.15-20).

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo Mestre e Bom Pastor ou, “companheiros(as)” na caminhada do Reino,

É com profunda alegria e, para não dizer, um pouco de orgulho que lhes dirijo esta carta convite para participarem da 10ª. Romaria da Terra, ultimamente também “das Águas”, do Maranhão. Em 1986 a diocese de Coroatá teve a honra e satisfação de acolher a 1ª. RT, na cidade de Vargem Grande – MA, santuário de São Raimundo Nonato. Foi um momento histórico que contou com a presença de irmãos como Dom Pedro Casaldáliga entre outros, e dele até hoje conservamos no santuário um recipiente de vidro contendo um conjunto de punhados de terra de cores variadas das áreas de conflito daquela época. Por vários motivos independentes de nossa vontade fomos escolhidos para acolher agora também a 10ª. RT o que a Igreja Particular de Coroatá faz de todo o coração.

Um dos motivos é triste e preocupante: o fato de, especialmente, também a nossa diocese ser de novo palco de um número nunca mais visto de conflitos de terra, causados pela insensibilidade social de pessoas, grupos e projetos que agridem gravemente os lavradores pacíficos dos nossos povoados e o meio ambiente rico e belo do nosso Maranhão. Temos que levantar a voz e tentar reverter esse quadro, propondo alternativas 1000 vezes melhores sob os pontos de vista social, humano, cristão, ecológico e, a longo prazo, inclusive econômico para satisfazer também este aspecto que, isolado dos outros, se tornou um dos mais perigosos ídolos da nossa época, reduzindo-o àquilo que é – não um semi-deus e ídolo que deve ser obedecido a qualquer custo, mas uma dimensão da vida humana num mundo criado pelo Deus – Infinita Sabedoria e Amor que deve ser administrado com responsabilidade e espírito social-comunitário, e não de ganância irresponsável e violência mortífera.

O trecho escolhido como lema – Dt. 30,15-30 – é um forte chamado para sermos fiéis à aliança com o Deus Criador e Pai que nos confiou a terra, as águas e toda a criação para serem palco do Seu Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz, como a Igreja canta na festa de Cristo Rei do Universo.

Sejam, pois, bem vindos, todos os lavradores e lavradoras do Maranhão e seus amigos e amigas para esta nossa santa Romaria!

Coroatá, 20 de fevereiro de 2009

Dom Reinaldo Pünder

Bispo diocesano



Conteúdo divulgado pelo portal da CNBB-NE5

Nenhum comentário:

Postar um comentário